A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Medicina Dentária que se dedica aos mais novos. Nesta especialidade são desenvolvidas estratégias preventivas no sentido de diminuir a prevalência das doenças orais (ex. Cárie dentária).
socialbox
home
historial
clinica
equipa
historial
local
contacte
Mais Noticias
Home | Historial | A Clinica | A Equipa | Áreas Clínicas | Localização | Contate-nos
Praceta Bento Gonçalves, nº 18 - Piso Intermédio, Dto - 2805-101 Almada
Telef.: 21 275 7319 | 21 275 54 30 | Fax: 21 272 3889 | e-mail:
geral@dentoral.pt
Todos Direitos Reservados © Dentoral 2012
Desenvolvido por DESIGN4US Project
A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Medicina Dentária que se dedica aos mais novos.

Nesta especialidade são desenvolvidas estratégias
preventivas no sentido de diminuir a prevalência das
doenças orais (ex. Cárie dentária).
É necessário tratar os dentes de leite? Eles acabam por cair… Sim! É muito importante que os dentes de leite sejam saudáveis, pois funcionam como "guias" para uma correcta erupção dos dentes definitivos. No caso de haver cáries nos dentes de leite, estes poderão ser perdidos precocemente e, deste modo, os dentes definitivos poderão erupcionar num local errado. É ainda importante salientar que a cárie é um processo contagioso, pelo que as cáries dos dentes de leite serão transmitidas aos dentes definitivos.

O que são os selantes? Os selantes constituem uma medida preventiva muito eficaz no combate à cárie dentária em crianças de risco à cárie. Podem ser colocados também na consulta de Higiene Oral e para a sua aplicação, não é necessária anestesia.

No entanto, os dentes deverão continuar a ser muito bem escovados, pois este verniz apenas protege fissuras mais profundas.

O que é a sedação consciente com protóxido de azoto? Mistura de gases de óxido nitroso/oxigénio que permite a cooperação consciente do doente com o médico dentista, por reduzir o medo e a ansiedade.

Usa-se em quem? É uma técnica usada em doentes (crianças ou adultos), nos quais a ansiedade elevada pode provocar alterações fisiológicas ou problemas comportamentais que inviabilizam o tratamento dentário.

E depois das consultas?
O óxido nitroso é rapidamente eliminado do organismo, deixando o doente perfeitamente apto para voltar à sua vida normal após a sedação.

As estratégias usadas englobam a motivação da criança para a compreensão do seu próprio papel na sua saúde oral e a familiarização com a equipa de saúde oral.

Quando necessário utilizamos a SEDAÇÃO CONSCIENTE COM PROTÓXIDO DE AZOTO para tratamentos dentários.

A ansiedade gerada pelo medo do tratamento dentário é considerada como o obstáculo universal para a procura de tratamento dentário. No caso de crianças, a ansiedade gerada principalmente pelo medo do desconhecido, muitas vezes impossibilita por completo o tratamento dentário.

A inalação com mistura de óxido nitroso/oxigénio, torna-se bastante confortável por se poder controlar facilmente o tempo de ação e o efeito da sedação e por não ter contra-indicações diretamente relacionadas com o uso do óxido nitroso.